icon-mulher

Biblioteca

  • Categoria

  • Data de publicação

  • redefinir

Panorama da pesca ilegal e outras ameaças ao manejo sustentável do pirarucu no Amazonas

O documento aborda como a pesca ilegal se correlaciona com outras práticas criminosas e descreve os diversos impactos negativos causados por um contexto de impunidade e ausência de fiscalização. O documento, enviado para diversos órgãos federais e estaduais, além de candidatos à presidência e ao governo do Amazonas, traz ainda uma série de denúncias, informações e recomendações ao Estado Brasileiro.



N.C. Gamarra, J.E. Hawes, A.C.L. Costa, F.A.S. Vieira, A.C. Rodrigues, R.J. Ladle, A.C.M. Malhado, J.V. Campos-Silva,Arapaima co-management through the lens of the Protected Areas Assets Framework, Journal for Nature Conservation, Volume 67,2022

O pirarucu foi reconhecido como um ativo natural biofísico chave pelas comunidades locais, com um papel significativo em termos de importância alimentar, cultural, econômica e de conservação, além de seu status de espécie icônica e emblemática. Este estudo reforça o potencial do PAAF para identificar a diversidade de valores associados às APs. Nossos resultados também encorajam um apoio mais amplo para fortalecer programas de manejo sustentável de recursos naturais colaborativos, como o co-manejo de pirarucu, que está alcançando notáveis ​​resultados sociais e ecológicos na Amazônia rural.



ARAPAIMA | Fotografias: Bruno Kelly | Textos: Mônica Prestes | 2021

Entre as curvas dos rios, paranás e lagos que cortam a floresta amazônica surge uma iniciativa que, mais que proteger fauna e flora, promove a preservação da sociobiodiversidade amazônica: o manejo comunitário do Arapaima gigas, nome científico do Pirarucu, que dá nome ao livro – o maior peixe de escamas de água doce do mundo.







TOPO