icon-mulher

Biblioteca

  • Categoria

  • Data de publicação

  • redefinir






Sautchuk, C. The pirarucu net: Artefact, animism and the technical object, 2018

Este artigo explora a decisão de um grupo de pescadores de lagos amazônicos de proibir o uso de redes para pescar o pirarucu como parte de um acordo oficial. Discute a abordagem dos artefatos encontrados na virada agentiva e em explorações recentes do animismo amazônico na Antropologia.


ARAPAIMA: vidas amazônicas | Operação Amazônia Nativa – OPAN. Cuiabá, 2018

Este livro é uma realização do projeto “Arapaima: redes produtivas”, executado com recursos do Fundo Amazônia. Por meio deste trabalho, a OPAN, organização indigenista fundada em 1969, contribui com a gestão territorial e o fortalecimento político das etnias Katukina e Deni, com os quais atua há décadas, e pôde contribuir também com os Kokama, Kambeba e Tikuna, além de comunidades ribeirinhas, da região do Médio rio Juruá e Médio rio Solimões.



Contagem e Censo Populacional de Pirarucu / Ruiter Braga da Silva; Ana Cláudia Torres Gonçalves; Jovane Cavalcante Marinho. Tefé, AM: IDSM, 2018

A cartilha  sobre o método de contagem e censo populacional de pirarucu visa orientar organizações de pescadores interessadas em realizar a atividade de manejo de pirarucu na região amazônica. Esta publicação também poderá auxiliar técnicos no treinamento de pescadores experientes na pesca de pirarucu, para a realização de contagens a partir da correta aplicação do método. A cartilha é elaborada com base no estudo de Castello (2004) e na experiência acumulada de 15 anos na assessoria técnica dos sistemas de manejo nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.


TOPO