icon-mulher

Biblioteca

  • Categoria

  • Data de publicação

  • redefinir

Portfólio do Coletivo do Pirarucu

Apresentação institucional do Coletivo do Pirarucu, trazendo o histórico, a área de atuação e organizações que integram o grupo, além das principais conquistas do Coletivo desde sua criação.


Podcast Vozes do Juruá | 4. A revolução das mulheres na pesca |  Instituto Juruá, 2022

A experiência de ser mulher em uma comunidade pesqueira passou por uma revolução com a chegada do manejo do pirarucu, que proporcionou uma renda inédita para as mulheres na pesca. Na cozinha, na limpeza do peixe, nas reuniões comunitárias e em posições de liderança – elas estão conquistando lugares nunca antes imaginados.


Podcast Vozes do Juruá | Episódio 3. Como funciona o manejo do pirarucu? | Instituto Juruá, 2022

Não é só pescar! O manejo do pirarucu acontece o ano todo e é tudo muito bem planejado, e tudo é coordenado pelo pulso de inundação da floresta. Os lagos não podem ser invadidos e precisam de vigilância. O número de peixes nos lagos precisa ser monitorado para saber se está aumentando, por isso é feita a contagem. Isso sem falar no transporte do peixe, que muitas vezes é feito nas costas! Edimar Costa, manejador e contador experiente, nos dá os detalhes desse trabalho que dura o ano todo!


Podcast Vozes do Juruá | Episódio 2. Pirarucu: o peixe da mudança | Instituto Juruá, 2022

A ciência e o conhecimento ecológico de pescadores construíram juntos um modelo de pesca que transformou a vida de famílias que não tinham muitas opções de renda e está salvando uma espécie de peixe da extinção. Ana Cláudia Gonçalves, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, conta como essa ideia surgiu.


FERREIRA, José Cândido Lopes – “Pirarucu de manejo”: conservação, mercado e transformações técnicas na pesca ribeirinha. Campinas – SP, 2022

Em sua tese de doutorado em antropologia social, o pesquisador José Cândido desenvolve um trabalho que consiste numa etnografia dos processos técnicos do Manejo Participativo de Pirarucu, realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. O objetivo do estudo é compreender como esse projeto de desenvolvimento sustentável funciona, tendo em vista os modos pelos quais ribeirinhos integram o programa de conservação.


Folder do projeto Cadeias de Valor Sustentáveis

Uma das iniciativas que fortalecem a cadeia do manejo sustentável do pirarucu no Amazonas é o projeto Cadeias de Valor Sustentáveis, que apoiou a criação do Coletivo do Pirarucu e da marca coletiva Gosto da Amazônia. O projeto atua desde 2015 para a conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida das populações indígenas e tradicionais na Amazônia brasileira. 


Panorama da pesca ilegal e outras ameaças ao manejo sustentável do pirarucu no Amazonas

O documento aborda como a pesca ilegal se correlaciona com outras práticas criminosas e descreve os diversos impactos negativos causados por um contexto de impunidade e ausência de fiscalização. O documento, enviado para diversos órgãos federais e estaduais, além de candidatos à presidência e ao governo do Amazonas, traz ainda uma série de denúncias, informações e recomendações ao Estado Brasileiro.



N.C. Gamarra, J.E. Hawes, A.C.L. Costa, F.A.S. Vieira, A.C. Rodrigues, R.J. Ladle, A.C.M. Malhado, J.V. Campos-Silva,Arapaima co-management through the lens of the Protected Areas Assets Framework, Journal for Nature Conservation, Volume 67,2022

O pirarucu foi reconhecido como um ativo natural biofísico chave pelas comunidades locais, com um papel significativo em termos de importância alimentar, cultural, econômica e de conservação, além de seu status de espécie icônica e emblemática. Este estudo reforça o potencial do PAAF para identificar a diversidade de valores associados às APs. Nossos resultados também encorajam um apoio mais amplo para fortalecer programas de manejo sustentável de recursos naturais colaborativos, como o co-manejo de pirarucu, que está alcançando notáveis ​​resultados sociais e ecológicos na Amazônia rural.


TOPO