Coletivo do Pirarucu é tema de dissertação de mestrado

Pesquisa aborda as estratégias de apoio ao manejo e à comercialização do pirarucu implementadas pelo grupo. Trabalho de autoria de Bruna De Vita está disponível para download em nossa biblioteca virtual.

A diversidade e o papel estratégico do Coletivo do Pirarucu no fortalecimento do manejo do pirarucu no Amazonas inspiraram a pesquisadora Bruna De Vita, que escolheu o grupo como tema de sua dissertação de mestrado. Intitulada “Coletivo do Pirarucu: tecer redes e fortalecer o manejo comunitário no Amazonas”, a pesquisa foi submetida e aprovada no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Universidade de Brasília (UnB) e agora está disponível para download na biblioteca virtual do Coletivo e no repositório institucional da UnB.

Atualmente, De Vita ocupa o cargo de Diretora do Departamento de Políticas de Estímulo à Bioeconomia na Secretaria de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Em sua dissertação, ela analisa o Coletivo do Pirarucu como uma rede social robusta que apoia as atividades de manejo e comercialização do pirarucu em áreas protegidas do Amazonas.

“A pesquisa foi feita com base em observações em campo, entrevistas com representantes de associações comunitárias e demais instituições que compõem o grupo, além de chefs e donos de restaurantes que compram o pirarucu manejado”, explica De Vita.

A defesa ocorreu em outubro de 2023, em um formato híbrido que permitiu a participação de diversos integrantes do Coletivo. “Vocês todos fazem parte da minha conquista. Agradeço demais!”, expressou Bruna ao final de sua apresentação.

Acesse a pesquisa completa aqui.

TOPO